sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Para sempre na Memória


Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, nascido no Rio de Janeiro no dia 03 de Março de 1953, se consagrou no futebol Mundial, e é considerado até hoje um dos melhores de todos os tempos.

Tornou-se o líder do vitorioso Flamengo das décadas de 70 e 80 que conquistou a libertadores e o mundial de clubes, e quatro brasileiros.
No exterior muitos chamam Zico de ‘Pelé branco’, e o consideram o melhor atleta do futebol brasileiro depois de Pelé.
É o maior artilheiro do Estádio do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas. Foi eleito como o terceiro maior jogador brasileiro do século XX, o sétimo maior da América do Sul e o décimo quarto entre todos do Mundo, segundo a FIFA.

Desde pequeno Zico era esperto e fazia jogadas que encantava os torcedores no futebol de salão, foi quando o radialista Celso Garcia viu uma partida do craque e o levou para o Flamengo com catorze anos de idade.
O Galinho de Quintino como é conhecido pelo seu corpo franzino no começo da carreira, chegou em 1971 ao Fla, e se firmou como titular em 1974.
Porem as glorias começaram a surgir em 1978, quando o time rubro-negro conquistou vários títulos de expressão, entre eles a Libertadores, o Mundial e os campeonatos brasileiros.
O detalhe mais curioso, foi que no Mundial de Clubes, quando o Flamengo foi campeão em cima do Liverpool, era que o time Inglês era o favorito, e durante a partida o goleiro Grobbelaar gritava ao zagueiro e capitão Phil Thompson: “Joga o Zico para longe, Thompson, joga o Zico para longe, em nome de Deus!".
A era de ouro do time carioca continuou por mais alguns anos, levantando canecos em quase todos torneios.
O time dos sonhos acabou nessa época era formado por:
Raul
Carlos Alberto, Marinho, Rondinelli e Junior
Andrade, Adílio e Zico
Tita, Nunes e Júlio César
E em 1983 Zico foi para Udinese da Itália, porem ficou longe por duas temporadas, retornou para o time do coração Flamengo, contudo em uma entrada violenta de Marcio Nunes, o galinho de Quintino teve que passar por três cirurgias no joelho esquerdo.
Na seleção brasileira, Zico atuou por dez anos pelo, marcando 66 gols em 89 partidas, tendo saído como segundo maior artilheiro da Seleção, atrás apenas de Pelé, e agora de Romário. A maior frustração do craque foi nunca ter ganhado nenhuma copa (disputou 3). Em 1982 veio o maior drama, muitos jornalistas consideram essa a maior seleção de todos os tempos, porem não venceu a copa.
A seleção alem da genialidade de Zico, contava com jogadores consagrados como Sócrates, Junior, Cerezo, Valdir Perez, Falcão, entre outros grandes craques.
O Galinho de Quintino deixou saudades para o futebol e todos aqueles que amam o espetáculo, aquele jogador que dava show, mas sempre com objetividade, aqueles lances mágicos, ficaram na memória dessa geração, e nunca será esquecido. Sempre que tocarmos no assunto futebol arte, certamente o nome daquele jovem franzino que foi encontrado brincando de jogar bola será lembrado, pra aqueles que não sabem esse foi Arthur Antunes Coimbra, ou simplesmente Zico!

2 comentários: